Quem é que ainda não sonhou com um cruzeiro no Canal do Midi? Aqui está, sem dúvida, o Canal de França mais famoso, mesmo para além das nossas fronteiras!
Imaginado pelo nosso famoso "Rei Sol" Louis XIV para ligar o Atlântico ao Mediterrâneo, e realizado por Pierre Paul Riquet, o Canal do Midi (agora denominado de Património Mundial da UNESCO) é um destino incontornável para quem deseja experimentar os prazeres do turismo fluvial.
Embarque a bordo do seu barco Nicols e largue as amarras: para leste junta-se à lagoa de Thau e ao Mediterrâneo, para oeste em direcção a Toulouse e ao Oceano Atlântico... aproveitará de um cruzeiro fluvial debaixo de sol garantidamente quase o ano todo!
O Canal do Midi está rodeado de plátanos, pinheiros bravos e mansos, que lhe trazem uma deliciosa frescura no calor do sul.
Percorrendo as vinhas ao pé das Montanhas Negras, o Canal do Midi facilitou o transporte e, portanto, ajudou no desenvolvimento do comércio dos vinhos do sul: hoje em dia, ainda se encontram vestígios! Algumas aldeias como Le Somail (base de aluguer de barco Nicols) devendo o seu nome ao velho francês “sommeil”, porque oferecia às embarcações uma zona para pernoitar muito relaxante...
Se aprecia os prazeres da praia, o seu cruzeiro pode levá-lo através de Narbonne no Canal de la Robine, até ao Mar Mediterrâneo. A menos que fique pela lagoa de Thau, que lhe abre as portas da Camargue no Canal du Rhône à Sète.